Princípios satânicos têm moral superior a dos 10 Mandamentos
Publicidade
Publicidade
A americana Valerie Tarico, psicóloga e autora de livros sobre religião, concluiu que os 7 Princípios Fundamentais do Templo Satânico, com sede em Massachusetts (EUA), são moralmente superiores aos Dez Mandamentos.
Os princípios satânicos são os seguintes:
1 – Esforce-se para agir com compaixão e empatia para com todas as criaturas, em conformidade com a razão.
2 – A luta pela justiça é uma busca constante e necessária que deve prevalecer sobre as leis e instituições.
3 – O corpo é inviolável, sujeito somente à vontade de sua pessoa.
4 – As liberdades de outros devem ser respeitadas, incluindo a liberdade de ofender. Quem usurpar as liberdades de outra pessoa estará renunciando a sua própria liberdade.
5 – As crenças devem estar de acordo com o melhor conhecimento científico do mundo. Deve-se tomar cuidado para nunca distorcer fatos científicos para não adequá-los às nossas crenças.
6 – As pessoas são falíveis. Se cometerem erro, devemos fazer o nosso melhor para corrigi-las e resolver qualquer mal que elas podem ter causado.
7 – Cada princípio é um princípio orientador criado para inspirar nobreza na ação e pensamento. O espírito de compaixão, sabedoria e justiça devem sempre prevalecer sobre a palavra escrita ou falada.
Tarico escreveu que quem for intelectualmente honesto perceberá de imediato que os princípios da Igreja Satânica são mais equânimes e justos do que os Dez Mandamentos.
São princípios que seguidores da seita têm procurado colocar em prática. Tanto que, diferentemente de cristãos, os satanistas dos Estados Unidos estão na vanguarda da luta pelos direitos da mulher ao aborto e pela igualdade da aplicação de leis aos homossexuais.
Os satanistas são aliados dos ateus, agnósticos e livre pensadores na defesa da separação entre Estado e Igreja.
Percebe-se, nos princípios, que a Igreja Satânica não tem nada a ver com a figura de Satã construída por cristãos e muçulmanos.
Para uma comparação, seguem os Dez Mandamentos:
1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.
2 - Não tomar seu santo nome em vão.
3 - Guardar domingos e festas de guarda
4 - Honrar Pai e Mãe
5 - Não matar
6 - Não pecar contra a castidade
7 - Não roubar
8 - Não levantar falso testemunho
9 - Não desejar a mulher do próximo
10 - Não cobiçar as coisas alheias
Tarico (foto) observou que os três primeiros mandamentos não se referem à moralidade humana, mas sobre como adorar a Deus.
Além disso, os princípios satânicos são mais otimistas, expressando compaixão quando evitam as negativas dos mandamentos bíblicos, como “’não’ tomar seu santo nome em vão” e “’não’ pecar contra a castidade”.
Os princípios satânicos expressam valores igualitários que vão além de fronteiras tribais, diferentemente dos Dez Mandamentos, que endossam a visão de que mulheres, como os escravos, são propriedade dos homens.
Além disso, no contexto bíblico, os Mandamentos não têm nenhuma credibilidade.
O 5º Mandamento, por exemplo, diz “não matar”, mas há na Bíblia cerca de 2,5 milhões de assassinatos em nome de Deus.
Christopher Hitchens (1949-2011), em seu livro “Deus não é Grande, como a religião envenena tudo”, observou que os Dez Mandamentos mostram a índole do tempo em que foram escritos pelo que eles não dizem.
Não há nada, escreveu ele, sobre proteção das crianças, contra a crueldade, contra o estupro, nada sobre escravidão e nada sobre genocídio.
E por quê?
Porque tudo isso era permitido aos escolhidos por Deus. O próprio Moisés, que teria recebido os Mandamentos de Deus, foi um crápula, em assassino em massa.
A ironia é que, pelo relatos bíblicos, Satã é o responsável pela morte de apenas 9 ou 10 pessoas.
3 Comentários:
1 mandamento. Amaras ao teu Deus sobre todas as coisas e ao teu proximo como a ti mesmo.
Pelo relato biblico sata foi quem trouxe o pecado ao mundo induzindo a mulher atravez da serpente a desobedecer ao Deus criador todo poderoso e consequentemente o homem morreu e continua morrendo por causa do pecado
esses 10 mandamentos ai ta errado Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Postar um comentário